No Face

sexta-feira, 16 de julho de 2010

II CONFERENCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE- O Jovem e a Cidade Construindo Desafios

RELEASE
Em Rio Branco atualmente, existem cerca de 97.379 jovens (15 a 29 anos), totalizando 31% da população do município, Portanto Rio Branco é uma cidade jovem que enfrenta graves problemas sociais como: violência urbana, criminalidade, desemprego, consumo e tráfico de drogas, baixa escolaridade, pobreza, gravidez precoce e desagregação familiar. Isso torna os jovens o público prioritário das políticas públicas para a melhoria de diversos indicadores sociais.
Para suprir esta carência foi criada em 2005, a Coordenadoria Municipal de Juventude, com a missão de Formular, articular e coordenar políticas públicas de juventude que contribuam para a inclusão e afirmação social do jovem rio-branquense, incentivando sua participação como protagonista na construção de uma sociedade sustentável. Bem como, supervisionar e avaliar as ações relacionadas à promoção da juventude contida nos planos, programas e projetos das secretarias e demais órgão do Governo Municipal. E posto em execução um conjunto de ações e diretrizes que abrangeram diversas temáticas deste importante segmento social.
Em 2010 para consolidar o processo das Políticas públicas para Juventude será realizada a II Conferência Municipal de Juventude.
A Conferência Municipal de Juventude busca um melhor conhecimento, fortalecimento, mobilização e interação das Juventude de Rio Branco, bem como das organizações juvenis, sendo um eficiente canal de debate, convivência, formação, informação e formulação de Políticas Publicas de Juventude. A mesma constitui-se ainda, num eficiente mecanismo de mobilização, participação e articulação das juventudes, focado na busca da inclusão social e a promoção do protagonismo juvenil. No âmbito municipal este contempla a necessidade de se criar mecanismos de diálogo para construção coletiva das diretrizes da Política Pública de Juventude.
Desta forma o “II Conferência Municipal da Juventude” tem como objetivo a realização de um amplo processo de consulta a cerca das necessidades dos jovens rio-branquenses, definindo as prioridades ao longo de 10 anos, tendo em vista a elaboração do Plano Municipal de Juventude - PMJ para as Políticas Publicas de Juventude - PPJ`s.
A II Conferência Municipal de Juventude será realizando no período de 13 de Maio á 10 de Julho, de acordo com as seguintes etapas:
1. Realização de 06 (seis) Pré-Conferências temáticas, que serão organizados pelas Comissões temáticas do Conselho Municipal de Juventude (Calendário em Anexo);
2. Realização de 01 (uma) oficina com os gestores municipais e técnicos das secretárias que compõem a Comissão Inter setorial de Juventude;
3. Realização da etapa final para consolidação das propostas e integração das áreas temáticas e fechamento do documento (08,09 e 10 de Julho);

Calendário das Pré-Conferências Temáticas

TEMA DATA E HORARIO LOCAL
EMANCIPAÇÃO SOCIAL E PRODUTIVA 13/05/2010 às 17hs FETACRE ok
QUALIDADE DE VIDA 27/05/2010 às 16hs Auditório da Assembléia Legislativa ok
JOVENS EM CONDIÇÃO DE EXCLUSÃO SOCIAL 09/06/2010 às 16:30 hs Auditório da Assembléia Legislativa
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ E ORGANIZAÇÃO JUVENIL 17/06/2010 as 16:30 hs Auditório da Assembléia Legislativa
JOVEM RURAL 19/06/2010 às 15hs FETACRE
ACESSO E INCENTIVO AS PRÁTICAS CULTURAIS 24/06/2010 às 16:30hs Auditório da Assembléia Legislativa
II CONFERÊNCIA (Etapa final) 15,16 e 17 de Julho Escola Armando Nogueira (A confirmar)